Blog

Tratamento Odontológico em Casa? Sim, isso é possível.

Em entrevista para o portal de notícias Terra, a Dra. Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista especialista em Odontogeriatria, habilitada em Laserterapia e pós-graduada no Tratamento da Halitose e das Alterações Salivares, falou sobre Home Care Odontológico.

A matéria apresentou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) dizendo que cerca de 10% da população mundial apresenta alguma deficiência (intelectual, visual, auditiva ou física) e 1 em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. E este é justamente o público que mais se beneficia do serviço de Home Care Odontológico. Além de pessoas muito ocupadas, pacientes com sequelas neurológicas ou em cuidados paliativos, como explicou a cirurgiã-dentista.

O que é e como funciona o Home Care Odontológico também foram temas abordados ao explicar que o serviço oferece a possibilidade de realizar grande parte dos procedimentos odontológicos no domicílio de quem precisa ou prefere este tipo de assistência. A Dra. Cecília explicou que a estrutura montada na residência permite ao profissional realizar desde avaliações simples até restaurações, extrações e o acompanhamento que garante mais qualidade de vida e até evita hospitalizações desnecessárias.

Para que o tudo isso funcione com eficiência, os profissionais utilizam equipamentos portáteis, modernos e fáceis de carregar que oferecem os mesmos recursos de um consultório convencional como refletor, motor de alta e baixa rotação, sugador entre outros.

Outro ponto alto foi a explicação da Dra. Cecília sobre a importância do trabalho em equipe realizado entre o cirurgião-dentista e a equipe de apoio, que inclui cuidadores e a enfermagem. Nesta rotina o cirurgião-dentista realiza a higiene junto com estes profissionais, avaliando dificuldades e apresentando técnicas, estratégias, produtos e instrumentos para superá-las. No entanto, fez questão de reforçar que o papel da Odontologia não é delegar a rotina de cuidados bucais e nem sobrecarregar estes profissionais. Esta qualificação é importante uma vez que os cuidados diários de higiene são realizados por eles e a atuação conjunta proporciona qualidade de vida ao paciente e humanização no atendimento.

Para finalizar, as finanças foram tema da conversa e a profissional explicou que a maior parte desses serviços é particular e o custo é mais alto do que um atendimento em ambiente de consultório. Atualmente, alguns planos já cobrem este serviço e, em alguns lugares, o Home Care Odontológico já é uma realidade via Sistema Único de Saúde (SUS) através das equipes de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) que prestam atenção a pessoas com dificuldade de locomoção e pacientes crônicos.

Você pode ler a matéria na íntegra em http://bit.ly/HomeTerra . Com o serviço de home care odontológico da H3 o paciente pode ser atendido no conforto de sua casa, sem necessidade de deslocamentos ou espera.

Quer saber mais sobre o assunto? Envie um WhatsApp para nós (84) 99603-5566

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Como podemos ajudá-lo?
Entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no botão abaixo ou pelo (84) 99603-5566.