Blog

Transtorno do espectro autista

Quando uma família recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro Austista (TEA, “autismo”), recebe também as orientações sobre as terapias necessárias para o melhor desenvolvimento social e cognitivo da criança. Terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia… A lista de profissionais e atividades é grande e, por vezes, desgastante. Ainda assim, a visita ao cirurgião-dentista é raramente sugerida e a última preocupação da família nesta situação será cuidar da saúde bucal.

São tantas angustias, cansaço e dificuldades nas atividades diárias mais simples que o cuidado com a saúde bucal acaba esquecida e só é lembrada quando a dor e o desconforto bucal desorganizam o paciente. Em casos específicos chegam a estar relacionados com quadros de convulsão, agressividade e automutilação.

Alguns quadros do espectro apresentam questões sensoriais que limitam a aceitação da higiene diária, de modo que a saúde bucal tende a se prejudicar com o tempo. Isso, aliado às frequentes restrições alimentares, associadas , muitas vezes ao consumo de alimentos ricos em açúcares, e ao uso diário de medicamentos que podem interferir na salivação, predispõem à ocorrência de cáries dentárias e infecções periodontais.

Nestes casos, a atuação do cirurgião-dentista qualificado é fundamental para melhorar a condição de higiene bucal e evitar maiores complicações. Por isso, por mais turbulenta que seja a rotina, o acompanhamento odontológico é muito importante e a H3 Odonto pode ajudar! A Dra. Cecilia e a Dra. Diana estão preparadas para oferecer tratamento especializado e ajudar a família a desenvolver estratégias de cuidado com a boca. Além disso, o atendimento domiciliar é menos traumático e o vínculo entre o profissional, o paciente e a família pode se construir com eficácia, praticidade e conforto.

Faça contato agora e agende a avaliação! Ou, se você conhece alguém que se beneficiaria destas informações, indique a H3 Odonto, afinal, cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde geral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Como podemos ajudá-lo?
Entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no botão abaixo ou pelo (84) 99603-5566.