Blog

envelhecimento

Envelhecimento da população e a Odontologia

O Brasil, assim como outros tantos países em desenvolvimento, está passando por um processo chamado de transição demográfica, que é o envelhecimento da população devido à redução de taxas de natalidade e mortalidade.

Mas, quais são as ações necessárias para que os anos a mais sejam experienciados com qualidade de vida? E como cuidar das pessoas que não envelhecem com independência e autonomia?

Se as mudanças nas políticas de saúde contribuíram significativamente para o envelhecimento da população, é a atuação multiprofissional que se torna determinante para que a saúde geral do idoso seja mantida com qualidade.

Hoje sabemos, por exemplo, que saúde bucal e saúde sistêmica são indissociáveis e inter-relacionadas. Por isso, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e todos os profissionais que se envolvem no cuidado da saúde do idoso precisam trabalhar de forma integrada para garantir cuidados eficientes e qualidade de vida para os pacientes. Cuidar da saúde bucal, assim como cuidar da saúde geral não é algo supérfluo, é necessário.

Portanto, se você está preocupado em envelhecer com qualidade de vida ou cuidar de familiares ou amigos, pense sobre isso. Saúde é uma só e merece atenção e cuidado. Então, não adie. Não deixe para depois. Este é um cuidado que, acredite, transforma vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Como podemos ajudá-lo?
Entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no botão abaixo ou pelo (84) 99603-5566.